Confira o tom de pêssego que será a cor do ano, divulgada pela Pantone, e os efeitos das cores na sociedade, segundo a ciência
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O ano de 2024 está prestes a chegar em nossa vida, e com ele suas novidades e novas cores, assunto no qual a Pantone, que é referência em cores para moda, design e interiores, entende bem.
De acordo com a empresa, a cor de 2024 será a “Peach Fuzz”, um tom voltado ao pêssego aveludado e que transmite elegância, gentileza e calma para mente e espírito.
A cor também renova os laços de conexão entre as pessoas, de forma leve e natural, pois é “uma cor que ressoa com gentileza compassiva oferecendo um abraço, faz a conexão sem esforço entre o que é jovial com o que é atemporal“, comentou a Diretora Executiva da Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, no site oficial da empresa.
Por que a “Peach Fuzz” será a cor de 2024?
Em meio à correria, os desejos individuais e a falta de tempo para o ser humano olhar e ouvir um ao outro, o acolhimento, a gentileza e a empatia acabam sendo valores que em muitos momentos são esquecidos no dia a dia. Em entrevista ao site oficial da Pantone Color Institute, a vice-presidente da empresa, Laurie Pressman, a vice-presidente comentou que a “Peach Fuzz” foi escolhida para trazer essa sensação de um olhar mais empático, cuidadoso e colaborativo entre as pessoas.
Assim a cor oficial “PANTONE 13-1023 Peach Fuzz” vem da influência suave de tons rosa e laranja, inspirando sentimentos de pertencimento, nutrição, florescimento, sem deixar de lado a elegância e a modernidade do contemporâneo.
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A escolha da cor: como é feita
Desde 1999, a Pantone é uma referência na cor do ano e para se chegar a ela, a análise é feita com muitos critérios que incluem:
- Pesquisas de nível global sobre cores anualmente
- Estudos de tendências globais realizados por especialistas e associados da empresa
- Reflexões sobre a psicologia das cores
Embora a cor de 2024 tenha sido inspirada no pêssego aveludado, não significa que ela seja a única cor do ano a ser seguida, o que a Pantone oferece é uma inspiração que pode mostrar às empresas e à sociedade o retrato de uma época e o que as pessoas desejam ou não.
A cor na mente e nas emoções
O gosto por determinadas cores pode variar de acordo com o estilo de vida de cada pessoa, mas de acordo com estudos nas áreas de Psicologia Social, Linguística e outros, as cores têm um papel importante socialmente e na mente das pessoas.
Para a pesquisadora Ana Camila Nobre Xavier Nunes (Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC), as cores podem falar sobre nossos desejos, medos, necessidades e influenciar nossa cultura.
As cores podem trazer:
- Estímulos
- Mensagens
- Informações
- Emoções
- Influências socioculturais
Fatores que podem influenciar tanto no bem-estar de uma pessoa, como na decisão de compra dela. “Por ser uma linguagem visual reconhecida globalmente, a cor consegue dizer o que as palavras não conseguem“, afirma Laurie Pressman, à Pantone.
K.C
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